terça-feira, 25 de abril de 2017

BODKIN - Bodkin - 1972


Banda escocesa formada no início dos anos 70 por cinco talentosos jovens músicos, que tentavam ganhar notoriedade tocando em pequenos festivais espalhados pelas universidades do Reino Unido. Com o crescente surgimento de fãs, a banda é convidada a participar do National Rock Band Contest of Great Britain onde foi escolhida, em todos os quesitos, como a melhor banda daquelas terras. Não se sabe o ano exato em que esse concurso aconteceu mas, por causa dele, os músicos tiveram oportunidade de entrar em estúdio e gravar seu único disco pelo desconhecido selo West Records no ano de 1972. 

 Trata-se de um heavy prog mais denso e encorpado, onde o Hammond é o maior destaque de toda a execução. Já na primeira faixa, percebe-se com clareza o que vem pela frente. Uma poderosa introdução mesclada a belas passagens de guitarra que, em certas partes, entende-se tratar de uma atmosfera mais voltada para uma jam. Possantes linhas de baixo acompanhadas de uma bateria de peso também fazem parte de um trabalho que envolve nítida técnica e extrema qualidade.  


Ao final de várias audições, notei uma certa equivalência aos primeiros trabalhos do Deep Purple e The Nice. Esse tipo de timbragem, mais imponente e com reverb de alta distorção, era bastante utilizada pelos saudosos John Lord e Keith Emerson em suas marcantes passagens por essas duas icônicas bandas. 

A capa original é uma incógnita para os colecionadores de vinil. Sabe-se que foram prensadas poucas cópias com duas capas distintas e até muito simplórias, sendo que este disco é considerado como um dos mais raros e caros do mercado europeu.
A capa em questão, contendo o medonho bode, foi relançada em CD já nos anos 2000 pelo selo italiano Akama Records. 


TRACKS:

1. Three Days After Death Pt. 1 
2. Three Days After Death Pt. 2 
3. Aunty Mary's Trashcan 
4. Aftur Yur Lumber 
5. Plastic Man


YANDEX





2 comentários: