domingo, 4 de dezembro de 2016

[DIVULGAÇÃO] CENA CARIOCA DE MÚSICA PROGRESSIVA - PATRICK WICHROWSKI, GUSTAVO JOBIM, CARAVELA ESCARLATE e KOSMUS - PRÓXIMA QUINTA, 08/12, ESPAÇO MARUN - RIO DE JANEIRO




 O Progrockvintage divulga novamente um evento produzido pela promissora Cena Carioca de Música Progressiva, agora em sua terceira edição com a participação das bandas CARAVELA ESCARLATE, KOSMUS, PATRICK WICHROWSKI e GUSTAVO JOBIM .

Assim como as edições anteriores, o festival ocorrerá no Espaço Marun, localizado no simpático bairro da Glória no Rio de Janeiro, local bastante elogiado em termos de boas acomodações e qualidade de som, não só pelo público presente mas também pelas bandas que tocaram por lá no decorrer desse ano. Foram eventos muito elogiados por quem viu e participou, levando a casa a sua lotação máxima e com a certeza de que público não falta para quem aprecia esse gênero musical tão encantador e extremamente viciante.

Agradeço aos cariocas por nos proporcionar trabalhos autorais de extrema qualidade em termos de arranjos e produções independentes mais que impecáveis. A grande maioria dessas bandas têm seus trabalhos lançados em países da Europa, com repercussão de destaque entre seus ouvintes. Por aqui não é diferente, tive acesso a diversos materiais de muita qualidade que foram lançados no decorrer desse ano durante alguns festivais pelo Rio.







 A CCMP - Cena Carioca de Música Progressiva - é um coletivo de bandas autorais de rock progressivo do Rio de Janeiro, que foi criado com o objetivo de formar novas plateias, ampliando os horizontes da música progressiva. Criada em fevereiro de 2016 pelas bandas Chronus, Anxtron, Caravela Escarlate e Arcpelago, a CCMP não é um grupo fechado, portanto está aberta a receber bandas de rock progressivo em suas mais variadas vertentes que compartilhem da idéia de realizar eventos de auto produção. Atualmente a CCMP é composta pelas bandas Anxtron, Arcpelago, Caravela Escarlate, Chronus, Eduardo Aguillar, Gustavo Jobim, Kosmus, Luiz Zamith, Panaceah, Patrick Wichrowski, Syntagma e Únitri.


 Para fechar o ano em grande estilo, a Cena Carioca de Música Progressiva apresentará três artistas que recentemente se juntaram ao nosso coletivo! A CCMP#3 contará com os shows da Kosmus (divulgando o seu auto intitulado disco de estreia), de Gustavo Jobim (que lançou em 2015 o seu décimo oitavo trabalho, "Dezoito") e de Patrick Wichrowski (reconhecido pela crítica especializada por seu trabalho em "Eram os Deuses Astronautas"). À estes três grandes artistas, a Caravela Escarlate chega para completar a programação, impulsionada pela divulgação de seu aclamado álbum de estreia, "Rascunho". Nos intervalos teremos uma playlist de rock progressivo e psicodélico nacional e internacional onde o público poderá escolher, na própria página do evento, as músicas que gostariam de ouvir durante as trocas de palco.


Patrick Wichrowski é um tecladista, compositor e pesquisador sonoro carioca. Atraído pela musica de Johann Sebastian Bach, Vangelis, Rick Wakeman e Jean Michel Jarre, Wichrowski desenvolve uma música definida como rock progressivo eletrônico sinfônico. Suas obras mais recentes são “Cavaleiros do Apocalypse”, “Galaxyes”, “CosmoSynthesis” e “Eram os Deuses Astronautas”, considerada pela crítica especializada como uma obra prima do progressivo eletrônico brasileiro. Participou em 2007 de uma coletânea de tecladistas brasileiros chamada “Spacetronik”, que incluía também trabalhos de Eloy Fritsch (Apocalypse) e Almir Cantusio Jr. (Alpha III). Em 2008 trabalhou na criação do tutorial e demonstração de um sintetizador desenvolvido no Brasil pela “Labolida Sintetizadores” e participou de uma coletânea de artistas eletrônicos chamada “Arkan - Phase 1”.

 
  CARAVELA ESCARLATE

A Caravela Escarlate é um projeto de rock progressivo sinfônico que acompanha a trajetória do músico David Paiva (violões, guitarras, baixo e voz) desde a sua adolescência e que passou por diversas formações. Em 2011 o músico se uniu ao tecladista Ronaldo Rodrigues para uma nova formação e buscando um formato trio, consolidado em 2016 com a chegada do baterista Elcio Cáfaro. Suas influências vão desde a riqueza harmônica da música progressiva brasileira como O Terço, Terreno Baldio, Som Nosso de Cada Dia, Azymuth e Veludo, até referências internacionais dos anos 70, como Genesis, Yes, PFM, Le Orme, Museo Rosenbach, Mike Oldifield e Nektar. O grupo lançou o seu disco de estreia na CCMP#2, em julho de 2016.. "Rascunho" é um álbum que mistura comsposições novas e antigas, fazendo um passeio pelas influiencias de seus integrantes. O disco foi gravado ainda quando a banda era um duo, conferindo uma sonoridade acústica ao trabalho.



Gustavo Jobim é um tecladista de progressivo eletrônico nascido no Rio de Janeiro. O músico cria uma música instrumental com camadas climáticas semelhantes às das trilhas sonoras de cinema, influenciado pelos movimentos progressivos como Heldon, Magma e Tangerine Dream e pelos movimentos minimalistas de Philip Glass e Steve Reich. Participou dos grupos Sensorial Estéreo e Zumbi do Mato e colaborou com o artista alemão Michael Brückner, no disco “Hochofen" (2014). Gravou dezoito álbuns solo, como Stream (2013), de improvisações ao piano em parceria conceitual com o cineasta Christian Caselli ; Inverno (2014), mesclando instrumentos reais e virtuais; A New Life In A New Planet (2015), gravado com sintetizadores de bolso; e o recente Dezoito (2016), onde os solos improvisados são executados sobre ritmos eletrônicos.


A Kosmus é um projeto de metal progressivo autoral. Com influências de Opeth, Dream Theater e Pink Floyd, a banda mistura elementos técnicos e viajantes, alternando entre a sutileza das flautas e o peso dos vocais guturais. O grupo lançou "Kosmus", seu álbum de estreia, no Teatro Solar de Botafogo, em junho de 2016. O álbum, disponível para download gratuitamente no site da banda, foi muito elogiado pela crítica especializada. Além do lançamento do disco, em evento realizado em conjunto com o Arcpelago no Teatro Solar de Botafogo, o grupo também dividiu palco com outro grupo integrante da CCMP, o Anxtron, em evento realizado em agosto de 2016 no Sallon 79.


AS APRESENTAÇÕES ESTÃO MARCADAS PARA A PRÓXIMA QUINTA, 08/12 A PARTIR DAS 20hrs, NO ESPAÇO MARUN, SITUADO À RUA DO CATETE 124. INGRESSOS A R$ 25,00 COM OS SEGUINTES PONTOS DE VENDA:


 Milk Shake Mix - Catete: Rua do Catete 124, Catete Tel: 2558-3431 - de seg a sab das 11 às 20h.
 Rock Session: Rua Conde de Bonfim 80 subsolo Loja 3, Tijuca Tel: 3168-4934 - de seg a sex das 11 às 19h / sab das 10 às 16h. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário