quinta-feira, 17 de março de 2016

MAXOPHONE - Maxophone - 1975


Formado em Milão no fim de 1972, o Maxophone foi um sexteto caracterizado principalmente por metade de seus membros serem formados em conservatórios italianos e a outra metade pertencer a uma base mais pesada, voltada tanto para o rock quanto para o jazz.  Com isso a banda traz uma roupagem com instrumentos diversificados assim como Trompa, Trompete, Clarineta e Vibrafone além dos habituais instrumentos do cotidiano progressivo incluindo um maravilhoso Sax e um Hammond de peso.

Assim como diversas bandas de progressivo, o Maxophone conseguiu mesclar o jeito de tocar de uma forma bastante eclética combinando o fusion com o prog sinfônico, passando por uma batida mais pesada até encontrar a sutileza do folk. Diríamos que certas passagens nos remetem a fase mais progressiva do Crimson onde o fusion era apenas mais um lindo detalhe.

Embora menos popular do que os medalhões italianos, o Maxophone ganhou um status de banda "cult" entre os admiradores do gênero. A banda se apresentava em vários festivais e chegou a excursionar com o Area em 1976. No final deste mesmo ano a banda se apresentou no famoso festival de Montreaux e, posteriormente, gravou uma participação para a emissora italiana Rai, participação esta lançada em 2008 em uma caixa repleta de raridades.


Infelizmente, esse é o único registro lançado em 1975 pelo selo "Produttori Associati" e a versão que vos apresento é em italiano. Era moda na época lançar versões tanto em italiano quanto em inglês simultaneamente mas continuo preferindo as versões originais em italiano, são bem mais coerentes ao meu ver.


Em 1977, o segundo album já estava pronto mas o selo faliu e a banda engavetou o projeto trazendo-o a tona somente em 2005 com o nome de "From Cocoon To Butterfly" incluindo mais algumas gravações inéditas.

Pra quem realmente gosta do gênero italiano, com certeza irá se surpreender com esta raridade mais que essencial!



TRACKS:

1. C'è Un Paese Al Mondo
2. Fase
3. Al Mancato Compleanno Di Una Farfalla
4. Elzeviro
5. Mercanti Di Pazzie
6. Antiche Conclusioni Nerge
7. Il Fischio Del Vapore
8. Cono Di Gelato 




YANDEX

Nenhum comentário:

Postar um comentário