domingo, 5 de abril de 2015

[PUBLICAÇÃO] MARCUS VIANA E O SAGRADO CORAÇÃO DA TERRA



Desde dezembro passado, venho tentando escrever algo sobre essa magnífica banda que muito contribuiu para minha caminhada ao que se refere a influências musicais. Hoje, resolvi colocar em prática o que há meses venho rabiscando: uma singela homenagem ao Sagrado Coração da Terra.

Ainda nos anos 80 e com pouquíssima idade, escutava sem saber do que se tratava mas com enorme admiração, fitas K7 que pertenciam as minhas irmãs mais velhas, onde continham as duas primeiras e belas obras do Sagrado. Sendo a segunda (Flecha 1987), tema principal de uma novela global que se tornou sucesso nas rádios não só de Belo Horizonte, como de todo o Brasil. 
Mal sabíamos até então, que a banda já fazia sucesso absoluto no Japão, com milhares de cópias vendidas por aquelas terras.

O Sagrado Coração da Terra comemorou em 2014, os 30 anos do lançamento de seu disco homônimo que, certamente foi o grande ponto de partida para todo o sucesso da banda, liderada por um ser único e iluminado, chamado Marcus Viana.
Virtuoso instrumentista e um dos grandes compositores da música brasileira, começou sua brilhante carreira nos Estados Unidos no começo dos anos 70 quando em seu retorno, foi violinista titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais por sete anos até se interessar verdadeiramente pelo Rock Progressivo.

Com o Saecula Saeculorum, formou-se sua primeira banda juntamente com dois músicos de extrema qualidade, o grande e sempre parceiro, Giacomo Lombardi nos teclados e José Audísio na guitarra. Infelizmente, a banda teve uma curta carreira, não chegando a lançar nenhum trabalho oficial por divergências com a gravadora da época.
Já nos anos 2000, o Saecula se reuniu para alguns poucos, porém belos shows em BH, para divulgação e lançamento de um trabalho engavetado por quase 40 anos. Estive presente em duas dessas apresentações que, certamente foram um dos maiores espetáculos de Rock Progressivo que pude presenciar.

Com o Sagrado, Marcus procurou variar entre a harmonia do progressivo sinfônico com melodias que evocam a natureza e a espiritualidade de forma bastante poética, entrelaçando suas belas letras ao som marcante de seu violino.

A banda em seus 30 anos de carreira, sempre contou com variadas formações mas sempre mantendo a qualidade que rege o Sagrado Coração da Terra, chegando a revelar diversos talentos do cenário musical mineiro.

Adepto á trilhas sonoras, Marcus Viana destilou todo o seu talento e virtuosismo quando foi chamado para integrar sua composição Tango, á novela "Kananga do Japão", exibida pela extinta TV Manchete entre 1989 e 1990. Com isso, conheceu o diretor televisivo Jayme Monjardim, que o convidou para ser parte fundamental das principais composições que viriam a agregar a grande produção que rondava a melhor novela exibida pela televisão brasileira, "Pantanal".
Duas de suas composições para a novela constam no terceiro álbum do Sagrado, intitulado por Farol da Liberdade, sendo este lançado em 1991. Neste mesmo disco, contamos com a faixa de abertura da novela "Ana Raio e Zé Trovão", também exibida pela TV Manchete.

Após o estrondoso sucesso de "Pantanal", Marcus Viana se tornou referência quando se trata de trilhas para novela e televisão em geral, fazendo com que o Sagrado partisse para um hiato de quase sete anos após o lançamento do disco Grande Espírito de 1993. Esse tempo foi de bom grado para a carreira desse grande músico que muito contribuiu para a parte instrumental de grandes produções da televisão brasileira, tais como "Xica da Silva", "O Clone", "A Casa das Sete Mulheres" e "Terra Nostra". Além de ser o compositor principal do filme nacional "Olga", também dirigido por Monjardim.

Em um ato de genialidade, Marcus Viana juntou todas essas obras feitas exclusivamente para a televisão e fundou a Transfonica Orkestra, que esporadicamente se apresenta ao vivo pelos teatros de algumas cidades brasileiras, fazendo belas releituras das principais faixas compostas por Viana para esse tipo de produção. 
É algo sem igual, só vendo de perto para se ter noção da beleza de tal espetáculo.

No fim do ano passado, após um longo período fora dos palcos de Belo Horizonte, o Sagrado retorna a sua terra natal para um MARAVILHOSO espetáculo ao qual lotou o Teatro Cine Brasil, reunindo as principais obras da banda ao longo de seus 30 anos de carreira. Como bônus tivemos como abertura, a já citada Transfonica Orkestra que me arrancou lágrimas do começo ao fim.

Todos os discos do Sagrado e algumas das várias obras de Marcus Viana, podem ser encontrados na loja virtual Sonhos e Sons (www.sonhosesons.com.br), que possui sede em Belo Horizonte e também é constituída por um estúdio pessoal onde se produz talentosos nomes da música mineira.

Ao Sagrado Coração da Terra, agradeço por ter sido parte fundamental de minha formação musical em uma época onde eu estava apenas começando a ouvir música de qualidade e que, atualmente em meus 36 anos, reflete muito em tudo o que escuto.

Essa singela publicação, sem fins profissionais, é uma forma de homenagear e agradecer a banda e todos os seus componentes pelos 30 anos de carreira e pela contribuição para o cenário musical de Minas Gerais. O Sagrado Coração da Terra representou nosso estado em diversas partes do mundo levando a mais bela sonoridade fincada em nossas montanhas.

Sagrado é sagrado...




O PROGROCKVINTAGE em parceria com o canal MUSICAL BOX RECORDS, disponibiliza alguns vídeos da apresentação ocorrida em Belo Horizonte no final do mês de dezembro de 2014.



 

Um comentário:

  1. Obrigada por postar alguns videos do lindíssimo show.
    Marcus Viana é um talento maravilhoso, que sempre emociona.

    ResponderExcluir