quinta-feira, 27 de setembro de 2012

JON ANDERSON - PALÁCIO DAS ARTES - BELO HORIZONTE - 26 DE SETEMBRO DE 2012



Posso dizer que ontem foi um dia atípico para os residentes de Belo Horizonte, a cidade foi iluminada pela áurea contagiante de um mestre que ainda faz com que a música se torne ainda mais mágica com sua calma, simpatia e calorosa voz. Voz essa, que nunca mudou com o passar dos longos anos de estrada e problemas de saúde já superados anteriormente. 
Anderson adentrou ao palco do Palácio das Artes sozinho com um cenário a meia luz, como se estivesse em casa, apenas ele, alguns violões e um ótimo simulador de piano.Esbanjando simpatia e entre uma música e outra contava piadas até engraçadas e estórias de épocas passadas de quando fazia parceria com o Vangelis e também dos tempos de começo de carreira quando fazia dueto com seu irmão no início dos anos 60. Essa fase primórdia deu origem a uma divertida música tocada por Anderson nesse show intitulada por "Tony and Me", desconhecida pelos fãs mais enérgicos presentes na noite de ontem. Sem contar com um singelo tributo tocado por ele em decorrência da Copa de 2014 que será realizado em terras brasileiras.

Com toda sua simplicidade, Jon Anderson deu as músicas do YES uma nova roupagem, em versões acústicas e sem toda a típica parafernalha usada pela banda. Versões de voz e violão de músicas como "Starship Trooper", "And You and I" e "Time And A Word" foram marcantes no decorrer do show. O destaque maior veio em um medley no simulador de piano com pequenos trechos de "Close To The Edge", "Heart Of The Sunrise" e "The Revealing Science of God" onde Anderson novamente surpreende a todos provando que o Rock Progressivo também pode ser feito de uma outra forma, sem longos e virtuosos solos de guitarras e sintetizadores contando apenas com sua esplendorosa voz acompanhado de um instrumento de corda e as vezes um piano, mesmo que seja um simulador mas que nunca pode faltar.


Posso dizer que a fria noite primaveril de ontem foi mágica! Um show que será lembrado por mim pelo resto da vida. Não possuo adjetivos suficientes para descrever aquelas duas horas de êxtase misturado a lágrimas de emoção por estar vendo um ídolo que acompanho há mais de 20 anos. Antes só podia escutá-lo nos discos, sem poder sentir sua energia contagiante mas ontem eu e todos os presentes no Palácio das Artes, compartilhamos da simpatia e da mística energia desse senhor que sempre fez parte da trilha sonora dos bons e mals momentos que carreguei ao decorrer dos meus 33 anos.

Não tive a oportunidade de agradecê-lo pessoalmente pelo lindo espetáculo de ontem mas tenho essa  simples resenha como um agradecimento fraterno por ter tido a grande honra de poder vê-lo ao vivo e muito de perto ao lado de uma pessoa maravilhosa que fez parte da mais linda fase da minha vida e que com certeza, o YES foi trilha sonora essencial dessa longa e linda história.

Obrigada, Jon Anderson, pelo digno espetáculo de ontem!

Luciana Aun



9 comentários:

  1. Luciana,

    Seu relato é muito emocionante e contagiante......

    Me deu vontade de escutar "Olias of Sunhillow" ou "Songs of Seven" enquanto ia lendo a sua resenha.........

    A impressão que tenho é que ele flutua ao invés de andar........ Seu semblante esta sempre carregado de um sorriso místico......

    Ele é alma e o espírito do Yes, por isso pode transformar as complexas suítes musicais criadas pela banda em arranjos mais simples e humanos, e mesmo assim não perder a grandeza e a sua essência...

    Parabéns pela linda resenha......

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  2. Prezada Luciana!!!!!!!!!!!!! a melhor definição que encontrei sobre Jon Anderson, foi a de meu Mano Véio Gustavo...........Ele disse " Jon Anderson é uma entidade"...E verdadeiramente, não há melhor definição

    Jon é compositor, multi-instrumentista, cantor de voz única, arranjador, maestro do Yes..Mas acima de tudo, uma Entidade que exala, harmonia, amor e paz para as pessoas que estão próximas a ele...Posso afirmar isso porque já vivi esta experiência.

    Jon Anderson, escreveu as maiores obras primas, não do rock Progressivo, mas de toda música feita no século XX.

    Que bela homenagem sua à este extraordinário HOMEM....Quando vemos a cena musical atualmente, vem a inevitável pergunta..."Quem é igual a Jon Anderson????"

    Aproveito para agradecer seus comentários sobre o que escrevi do ZEp no Blog do Mano Véio!!!

    ABRAÇO....FORÇA....SUCESSO!!!!!!!!!!

    Carlos "The Ancient"

    ResponderExcluir
  3. Você disse tudo Gustavo! Parece mesmo que ele flutua ao invés de andar. Ele definitivamente não é desse planeta e ontem senti uma energia muito boa enquanto o via tocar.
    Mágico, indescritível!
    Abração,

    Luciana

    ResponderExcluir
  4. Uma verdadeira entidade,Carlos. Apesar da baixa estatura, ele é um GIGANTE! A voz continua a mesma...
    Linda como sempre foi! E você tem toda a razão ao dizer que ele foi fundamental para a música como um todo no século passado.
    Ainda estou em êxtase quanto a esse show. Já tive a oportunidade de assistir a quase uma centena de shows magníficos mas esse, em particular, teve
    um gostinho especial...

    Obrigada por aparecer por aqui!

    Um abraço,

    Luciana

    ResponderExcluir
  5. Prezada Luciana,
    Tive a imensa alegria em assistir ao show do mestre Jon Anderson aqui em Curitiba e confesso que foi emocionante do início ao fim. Com a voz impecável, nos brindou com os clássicos do Yes, de sua fase com o Vangelis...como você deve ter assistido aí em BH. O que foi mais legal, foi conseguir um autógrafo dele, trocar rápidas palavras e perceber a simpatia que ele é.
    Um grande abraço yesmaníaco
    Rafael

    ResponderExcluir
  6. Pois é Rafa!
    Por aqui o show foi lindo também pena que ele recebeu poucas pessoas depois do show. Deixou muita gente que o idolatra do lado de fora. Apenas saiu do local e agradeceu a todos. Uma pena mas fora isso foi só alegria.
    Abração,

    Luciana

    ResponderExcluir
  7. Um amigo me indicou o blog, e achei muito massa!!!
    Também sou um fã de progressivo, vc é de Bh ou região, porque sou de BH e tenho alguns cd´s que
    não conta no seu acervo! Se precisar de ajuda é só
    falar! Um abraço e continue discerminando a boa musica!!!

    ResponderExcluir
  8. Sou de BH sim,Groo. A maioria dos discos que tenho não constam aqui mesmo. Discos medalhões são bastante visados por aqui, portanto, evito de postá-los. Se voce possuir algo não oficial ou fora de catálago, será muito bem vindo.
    Apareça sempre que puder.
    Um abraço,

    Luciana

    ResponderExcluir
  9. Luciana, eu vi o show de SP e senti a mesma coisa
    esse cara é com certeza de outro planeta

    bjo
    Felipe
    Jundiai/sp

    ResponderExcluir