terça-feira, 2 de março de 2010

SUB ROSA - Gigsaw - 2009




É mais que minha obrigação ajudar a promover bandas brasileiras, principalmente as que nascem em terras mineiras.
Divulgo aqui com muito orgulho a banda Sub Rosa que, com muita garra e dedicação, vem fazendo com que o progressivo sobreviva nos dias de hoje. A banda é formada por talentosos jovens músicos que conseguem mesclar as várias fases do gênero com muita sabedoria e amor pelo que fazem. Afinal, hoje em dia é muito raro encontrar pessoas dispostas a fazer tal tipo de som. Ninguém imagina como é difícil manter uma banda desse porte. Tenho certeza que esses músicos não vivem apenas banda, creio que cada um tenha sua profissão e tenham a banda como uma das grandes paixões de suas vidas.
Dou muito valor a isso!
Parabéns!

Seguem algumas informações contidas no realese oficial da banda:


Sub Rosa: “Em segredo”, “privado”, “confidencialmente”, “encoberto”. Na Idade Média, uma rosa era pendurada no teto de uma câmara de conselho para indicar que o que fosse dito “debaixo da rosa” não deveria ser repetido do lado de fora. Esta prática teve origem na mitologia grega, na qual Afrodite deu uma rosa a seu filho, Eros, e ele, por sua vez, a deu para Harpocrates, o deus do silêncio, para assegurar que as indiscrições de sua mãe – ou de outros deuses – seriam mantidas em segredo.




Banda de Rock Progressivo, criada em 2006 por Reinaldo Penido, Daniel Deboni e Vinícius Mendes, em Betim - Minas Gerais.
A Sub Rosa recebe influências direta das musicalidade somada a temáticas conceituais de bandas como Beatles, Pink Floyd, Genesis e Marillion, embora procure uma sonoridade própria e exclusiva, marcando na mente do ouvinte a sua peculiaridade.
The Gigsaw (expressão intraduzível para o Português, que faz um trocadilho entres as palavras inglesas Jigsaw - quebra cabeças e Gig - evento musical) é o disco de estréia da banda com 14 faixas. Este disco é uma narrativa velada do ciclo da vida, permeada pelos eventos que marcam a passagem do indivíduo pela existência e as marcas que este indivíduo deixa em outrem, que refletirão a longo prazo, quando este não estiver mais presente.
Temas como plenitude, impulso de conhecer e passar o conhecimento aos demais, atos passionais, devoção, expansão da consciência, emoções-afetos-desejos, conflito, aniquilação, poder, ansiedade, alienação x manipulação, evolução e finitude são trabalhados dentro de uma narrativa que faz com que uma música complemente a outra, fazendo do disco uma peça indivisível, mas também permite que cada faixa tenha sua individualidade, seja auto-suficiente e funcione fora do conceito do disco.
A arte gráfica traz toda uma simbologia que funciona como guia para a narrativa e apresenta painéis da obra "Très Riches Heures Du Duc De Berry", um "Livro das Horas" encomendado por Duque de Berry - João da França, aos irmãos Limbourg. 


LINE UP:
Bárbara Laranjeira - Bateria e percussão Reinaldo Penido - Baixos (elétrico e vertical acústico) e voz Al Duarte - Sintetizadores e voz Thiago Barrez - Guitarras e voz Vagner Pereira - Sax Glaydston Friederich - Voz Márcia Cristina - Voz


CONTATOS:
contato@subrosa.com.br

TRACKS:
1. Symptoms of Life
2. Igneous Vortex Dancer
3. Ensalvement Of Beauty
4. Equinox
5. Amok
6. Your Eyes
7. The Order
8. Zeitgeist
9. Widow´s Daughter
10. The Mirror
11. The Last Ride Part 1
12. The Last Ride Part 2
13. Fatality Show
14. Symptoms of Life
15. Canon In D (Live Bonus)

TODAS AS LETRAS, MÚSICAS E ARRANJOS POR REINALDO PENIDO.




3 comentários:

  1. Tu é danada, hein, garota!... Sê bem vinda e abençoa esse povo q te ama.

    ResponderExcluir
  2. Banda MARAVILHOSA, que tenha muitos anos de vida com essa sonoridade fantástica.

    Parabéns!

    Nana

    ResponderExcluir
  3. Baixei faz umas 3 semanas, quase por obrigação por ser banda nacional, meio sem vontade de ouvir (a gente não da valor às nossas coisas.) Hoje, domingo, botei para rodar.........QUE MARAVILHA!!!!!!!!Som dos melhores, tomara que eles consigam se manter na estrada, tomara que consigam compor outros albuns, tomara que fiquem conhecidos (e reconhecidos, principalmente). De minha parte, vou ver se adquiro o CD original. E vou indicá-los aos meus amigos. Valeu pela postagem!!!!!!!!!!!!!MrRockeveryday

    ResponderExcluir