domingo, 24 de janeiro de 2021

[FLAC] GONG - Brest - 1974

 


O Gong teve seu início quando o saudoso Daevid Allen se mudou de Paris para a Inglaterra em 1961 onde alugou um quarto em uma pequena aldeia nas proximidades de Kent e conheceu lá o filho do proprietário da casa, nada menos que Robert Wyatt, na época com apenas 16 anos. Formaram então o Daevid Allen Trio que, mais tarde se juntaria aos remanescentes do Wilde Flowers (leia-se Kevin Ayers e Wyatt) e formariam o embrião do Soft Machine.

Após uma tour pela Europa, Allen tem problemas com seu visto e é impedido de entrar novamente na Inglaterra tendo assim que retornar a Paris. 

Chegando lá conheceu sua eterna musa e parceira Gilli Smyth, os dois formaram a primeira encarnação do Gong, que se desmanchou durante a Revolução Estudantil de 1968, quando Allen e Smyth foram obrigados a ir para Majorca, na Espanha. Lá eles conheceram o saxofonista Didier Malherbe, que morava em uma caverna na aldeia de Deya.

Durante esse período o cineasta Jerome La Perrousaz os convidou para voltar à França para gravar trilhas sonoras para seus filmes. Eles também conseguiram um contrato com a gravadora independente BYG, gravando os discos 'Magick Brother, Mystic Sister' e 'Bananmoon', este último um trabalho solo de Allen.

Em 1971, a banda decola com o lançamento do 'Camembert Electrique' que foi o primeiro álbum a retratar a mística história do personagem central, Zero The Hero incluindo os Pot Head Pixies do Planeta Gong e o Radio Gnome Invisible.

Entre os anos de 73 e 74 lançaram a trilogia Radio Gnome Invisible (Flying Teapot, Angels Egg, You) onde se continuava a saga de Zero The Hero. Todos os personagens,lugares e situações foram criados por Allen e Smyth durante muitas de suas viagens psicodélicas. 

Vale lembrar que esses três registros contam com a ilustre participação de Steve Hillage que, em minha modesta opinião, é um dos melhores guitarristas de todos os tempos e que muito contribuiu para o bom andamento do movimento Canterbury no começo dos anos 70. 

Outro nome que vale a pena ser citado é o de Tim Blake (Hawkwind), exímio tecladista que conduzia um VCS 3 como poucos, era capaz de fazer com que a timbragem desse poderoso sintetizador soasse ainda mais ácida e psicodelicamente absurda. 

O Bootleg a seguir conta com uma faixa do álbum 'Camembert Electrique' e o restante das obras-primas 'Flying Teapot' e 'Angel´s Egg', que viria a se tornar uma trilogia com o lançamento de 'You' em outubro de 1974. 

 O destaque desse registro gravado em 02 de Fevereiro de 1974, na cidade francesa de Brest, vai para a faixa Radio Gnome Invisible com uma versão estendida que ultrapassa seus treze minutos de pura viagem. 

No livro lançado em 2009 e escrito por Allen, intitulado por 'Gong Dreaming 2: The Histories and Mysteries of Gong from 1969-1979', o autor cita que vivenciou uma memorável viagem de ácido no palco.

A qualidade do áudio é bem razoável mas tenho esse como um dos melhores registros ao vivo de todo o meu pequeno acervo. Disponibilizado em FLAC para uma melhor audição.


TRACKS:


DISCO I:


1. The Other Side Of The Sky 

2. Dynamite (Bambule)

3. Castle In The Clouds 

4. 6/8 

5. Radio Gnome Invisible 

6. Zero The Hero And The Witch's Spell (cut)


DISCO II:

1. Zero The Hero And The Witch's Spell (coda - cuts in)

2. Sold To The Highest Buddha 

3. I Never Glid Before 

4. Fohat Digs Holes In Space 

5. Flute Salad 

6. Oily Way (cut)



Nenhum comentário:

Postar um comentário