quarta-feira, 19 de outubro de 2016

ÄLGARNAS TRADGARD - Framtiden Är Ett Svävande Skepp, Förankrat I Forntiden - 1972



Essa banda sueca de nome bem esquisito é formada por um sexteto de cabeludos malucos que, com apenas um álbum, revolucionou a música nórdica com um experimentalismo único. 

Diríamos que o Älgarnas faz uma espécie de Krautrock com uma ideia mais "moderna", voltada tanto para o uso de instrumentos básicos como sintetizadores (Moog e VCS3), guitarra, baixo e bateria, quanto para o uso de instrumentos mais arcaicos e lúdicos como Citara, Violino, Tabla (instrumento de percussão indiano) e Rabeca.

É realmente uma combinação bizarra de Krautrock, progressivo, música indiana e folk nórdico. A maior parte do disco é instrumental e bastante complexa, com alguns poucos vocais em sueco que dão um toque a mais a esse belo e desconhecido registro. 


Alguns até diziam que o Älgarnas era o Pink Floyd nórdico mas não é pra tanto... Algumas passagens até lembram um pouco da fase mais psicodélica do Floyd no fim dos anos 60 mas nada além disso.


A banda é liderada por um instrumentista de muito talento mas que também se aventurava como artista plástico. Além de ser o autor da bela capa desse disco em questão, também fez a arte da capa de dois álbuns do já falecido instrumentista sueco Bo Hansson nos anos de 74 e 75.

Após o lançamento desse belo registro, a banda ainda continuou a tocar ao vivo em alguns festivais mas se desfez após algum tempo deixando em hiato um material gravado entre 1973 e 74  que foi lançado somente em 2001. Esse segundo disco intitulado como Delayed que é um pouco diferente do primeiro, conta com um som mais voltado para guitarras e baterias pesadas mesclando a criatividade com a psicodelia. 


Recomendo esse disco a quem realmente gosta de toda a densidade que envolve o Krautrock, basta ouvir a última e maravilhosa faixa que possui uma nítida influência a carreira solo do mestre Klaus Schulze.




TRACKS:

1. Två Timmar Över Två Blå Berg Med En Gök På Vardera Sidan, Om Timmarna, Alltså (Two Hours over two blue mountains with a cockoo on each side of the hours..that is)
2. Det Finns En Tid För Allt, Det Finns En Tid Då Även Tiden Möts (There is a time for everything, there is a time when even time will meet)
3. Möjligheternas Barn (Children of Possibilities)
4. Tristans Klagan (La Rotta)
5. Viriditas
6. Saturnus Ringar (Rings of Saturn)
7. Framtiden Är Ett Svävande Skepp, Förankrat I Forntiden (The future is a hovering ship, anchored in the past) (5:07)
8. 5/4 (bônus)
9. The Mirrors of Gabriel (bônus)




YANDEX

Um comentário: