domingo, 13 de dezembro de 2015

APOTEOSI - Apoteosi - 1975



Quinteto italiano de excelente qualidade liderada por três irmãos e produzidos pelo próprio pai. A banda contava com os filhos: Silvana Idà nos vocais, Federico Idà no baixo e flauta e o caçula Massimo Idà nos teclados. Esse último tinha 14 anos quando o disco foi lançado e que por sinal, deixa qualquer tecladista de renome no chinelo.

O moleque conduzia um piano, um Hammond e um Moog com tanta excelência e familiaridade que possivelmente deixaria Franco Mussida e Flavio Premoli babando!

Trata-se de um progressivo bastante sinfônico conduzido pelo lindo vocal de Silvana que dá um belo toque feminino ao progressivo italiano que, comumente é executado por fortes vocais masculinos. Silvana provavelmente deve ter se inspirado muito na leveza da mais foda de todas: Annie Haslam.

O baterista Marcello Surace também se destaca bastante por belas passagens de bateria e viradas sensacionais.Federico Idá também dá um show nas flautas fazendo com que o disco fique ainda mais espetacular, seus solos fazem lembrar a maravilhosa fase de Gabriel no Genesis.

Destaco as duas primeiras faixas das quais mostram o que realmente era o progressivo italiano sinfônico e instrumental de qualidade naquela época. 


TRACKS:

1. Embrion
2. Prima Realta / Frammentaria Rivolta
3. Il Grande Disumana / Oratori (Chorale) / Attesa
4. Dimensione Da Sogno
5. Apoteosi


2 comentários:

  1. É Incrível a história dessa banda que era formado apenas por jovens e que tocava um som de gente grande o mais puro dom do talento musical vlw.

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ouvir. maravilhoso,mais uma obra-prima do prog italiano. A segunda faixa contém tudo que uma composição progressiva deve conter: lindas melodias e atmosfera envolvente construída pelo arranjo, mudanças de andamento, timbres, etc que desconcertam o ouvinte. Grato pela postagem e sucesso ao blog.

    ResponderExcluir