sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

U.K - Paris - 1979




Costumo dizer que o U.K foi um dos últimos suspiros do nosso bom e velho rock progressivo que contava com nomes geniais e de muita importância para todo o êxito do gênero durante a década de 70. 

 
A banda teve seu início em 1976 quando Wetton e Bruford se juntaram para gravar umas demos referentes a um album solo de Wetton que fracassou e nunca chegou a ser lançado. Empenhados por voltar aos estúdios e aos palcos, os dois resolvem procurar Fripp para uma possível volta do Crimson (em hiato na época), o "convite" não foi aceito e os dois partiram juntos para um projeto paralelo que acabou dando origem ao U.K.

O combinado era que cada um escolhesse um membro para dar o devido suporte nas guitarras e teclados. Wetton escolheu nada menos que Eddie Jobson (Jethro Tull, Curved Air, Zappa, Roxy Music) como tecladista e violinista, que por sinal, deu um diferencial absurdamente deslumbrante a banda. Já Bruford convidou o virtuoso guitarrista Allan Holdsworth, figura de extrema importância quando o assunto é fusion. Chegou a tocar no ótimo disco Bundles do Soft Machine lançado em 75 e ainda fez parte do Gong por alguns anos antes de aceitar o convite de Bruford para integrar o U.K.

Em 78 a banda lança seu excelente álbum homônimo e sai em uma turnê de quatro longos meses pelos EUA. Acabada a turnê, Wetton despede Holdsworth por diferenças musicais e Bruford também acaba saindo por  ser um baterista mais voltado para o jazz/fusion e a proposta de Wetton para um novo álbum não o agradou.  


O U.K então passa a ser um trio composto por Wetton, Jobson e o grandioso baterista Terry Bozzio, fiel parceiro de Zappa nos anos 70. Em 79, lançam o ótimo Danger Money com uma nova roupagem e também muito bem aceito pelo público e crítica da época.


Esse bootleg foi gravado dias antes do lançamento do segundo disco na cidade de Paris em 11 de Fevereiro de 1979 e conta com um generoso setlist com quase todas as faixas dos dois álbuns lançados e alguns singles. Além de um belo solo de bateria executado por Bozzio e uma majestosa improvisação vinda do violino elétrico de Jobson


As duas últimas faixas foram gravadas para um programa televisivo da BCC chamado The Old Grey Whistle Test também em 1979 sem data específica.

Trata-se de um excelente bootleg executado com maestria por esse trio de competentes  músicos que possuem um inigualável entrosamento de palco.


A qualidade do registro não é das piores, chegando a oscilar um pouco em alguns momentos mas nada que atrapalhe o humor dos ouvintes mais exigentes.


TRACKS:

1. Danger Money
2. The Only Thing She Needs
3. Rendezvous 602
4. By The Light Of  Day
5. Presto Vivace
6. Drum Solo
7. In The Dead Of  Night
8.Nothing To Loose
9. Improvisation
10. Thirty Years
11. Carrying No Cross
12. Alaska
13. Time To Kill
14. Violin Solo
15. Time To Kill (Reprise)
16. Ceaser´s Palace Blues
17. Night After Night*
18. Ceaser´s Palace Blues*

*The Old Grey Whistle Test - 1979


YANDEX

Nenhum comentário:

Postar um comentário